A FIFA bagunçou nessa terça-feira (14) o calendário de futebol. Num anúncio oficial, a organização disse que iria criar mais um torneio anual entre campeões continentais. A nova competição irá “substituir” o atual Campeonato Mundial de Clubes e garantirá ao vencedor da Liga dos Campeões da UEFA um lugar na final.
O nome do novo torneio com campeões continentais ainda não foi decidido, mas espera-se que seja realizado pela primeira vez em 2024.
O Campeonato Mundial de Clubes, na sua forma atual, realizou-se pela última vez em 2023. A FIFA anunciou também a introdução de um “Super Campeonato do Mundo de Clubes” com 32 equipas, a realizar de quatro em quatro anos a partir de 2025. O anúncio oficial foi feito pelo Presidente da FIFA, Gianni Infantino.
O novo torneio intercontinental vai reunir os vencedores das principais competições de cada continente.
Os campeões de América do Sul, América do Norte e Central, Ásia, África e Oceania disputam eliminatória entre si. O melhor se classifica para a final, onde joga contra o europeu que conquistar a UEFA Champions League.
A organização anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão um lugar garantido. Assim, o Palmeiras, o vencedor de 2021, e o Flamengo, que ganhou o troféu de 2022, têm um lugar garantido no torneio.