Brasil reafirma seu compromisso com a sustentabilidade

Brasil reafirma seu compromisso com a sustentabilidade

A ApexBrasil e a Embratur anunciam o retorno da logomarca que o país utilizou como marca nacional entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.

Esse passo é dado no momento em que o país lança uma nova estratégia para reposicionar sua imagem, com foco na sustentabilidade ambiental.

Desenvolvimento sustentável

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, defende o turismo como uma das soluções: “As reservas florestais brasileiras são instrumentos de proteção ambiental, mas também de desenvolvimento econômico e inclusão social. »

O ministro destaca a importância da atuação conjunta do poder público na organização e promoção de destinos turísticos comunitários “a fim de melhorar a experiência de visita das comunidades indígenas e quilombolas tradicionais, particularmente, mas não exclusivamente, na Amazônia”. Para Marina Silva, este tipo de turismo tem “muito grande potencial de crescimento, nomeadamente pelo seu caráter de inclusão social”.

“No entanto, isso requer ações necessárias do Estado para garantir assessoria empresarial, qualificação profissional, financiamento e fomento, para apoiar essas comunidades a se organizarem como destinos turísticos internacionais, garantindo um mínimo impacto social, gerando renda para as famílias, com cadeias produtivas locais e arranjos”, disse ela.

A nova gestão da Embratur criou a nova Diretoria de Gestão de Sustentabilidade e Ações Climáticas e trará o tema à tona por meio da formulação de políticas e negociação de parcerias internacionais para a neutralização das emissões de carbono nos destinos turísticos brasileiros. A equipa técnica também atuará no sentido de integrar políticas de sustentabilidade nestes destinos.

Significado

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil, o plano Aquarela.

A marca Marca Brasil foi pensada para destacar as cores que compõem a identidade do Brasil. Desde sua concepção, adotou o verde das matas; o amarelo representa o sol, a luz e as praias; o azul do céu e das águas; o vermelho representa a paixão das festas populares, o branco representa a indumentária e a religião popular.

“Esta marca histórica foi lançada ao esquecimento pelo governo anterior, que a substituiu por uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era uma mensagem inapropriada, que tinha conotações de turismo sexual. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, conquistado por meio de concurso público com rigorosos critérios técnicos de seleção. E essa marca está voltando”, explica Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Uso comercial

A Marca Brasil volta a ser uma marca nacional representando o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Ele voltará a ser utilizado em produtos made in Brazil para exportação em parceria com a ApexBrasil.

Para o turismo, a marca será novamente utilizada em publicações e em todo o trade turístico, incluindo companhias aéreas, operadoras e agências de viagens, hotéis e pousadas, e em diversos eventos pelo mundo, Brasil e mundo.

Equilibre Analises

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