A SpaceX – de Elon Musk – deve lançar nessa sexta-feira (28) o satélite Viasat-3, da empresa de internet banda larga Viasat.
A máquina conta com três satélites geoestacionários de banda larga de ultra-alta capacidade, que cobrirão as regiões das Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.
A expectativa é que os satélites forneçam uma cobertura quase global para terra, ar e mar, permitindo também retransmissões espaciais entre satélites em órbitas diferentes e aumentando a capacidade dos satélites de observação da Terra.
Você poderá acomapanhar o lançamento por aqui.
Com mais de 1 Terabit por segundo de capacidade de transferência, os satélites Viasat-3 são os satélites de banda larga de maior capacidade já lançados.
Com um refletor excepcionalmente grande para um satélite comercial de banda larga, eles poderão reutilizar mais largura de banda dos satélites para downlink simultâneo para mais locais.
Além disso, eles são um dos mais leves já lançados, devido ao uso de materiais como fibra de carbono, polímeros reforçados e grafite.
A Space X
Sua missão é a exploração e colonização do espaço, tornando-a uma das empresas mais ambiciosas e inovadoras do setor.
A ideia era criar uma empresa que pudesse reduzir significativamente os custos de lançamento de foguetes e tornar a exploração espacial mais acessível.
O primeiro grande marco da empresa foi o lançamento do Falcon 1, o primeiro veículo de lançamento construído inteiramente por uma empresa privada a alcançar a órbita da Terra.
Desde então, a empresa se expandiu rapidamente e agora é responsável por alguns dos projetos mais inovadores do setor.
A Space X está atualmente trabalhando em uma variedade de projetos, incluindo a nave espacial Dragon, o Falcon 9 e o Falcon Heavy, bem como um projeto de transporte supersônico conhecido como Hyperloop.