A Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China anunciou a descoberta de tesouros em dois navios naufragados, no domingo, 21 de maio.
Além de joias, o acervo subaquático contém porcelanas e garrafas com bebidas alcoólicas. De acordo com o órgão, arqueólogos encontraram as embarcações em 2022, mas só agora a informação foi divulgada publicamente.
Os navios foram encontrados a uma profundidade de quase 2 metros a noroeste do Mar da China. Eles datam da dinastia Ming (1368-1644). Segundo especialistas, os objetos descobertos estão bem preservados e possuem um alto valor histórico, científico e artístico.
“Esta descoberta significativa comprovou fatos históricos sobre como os chineses exploraram e utilizaram o Mar da China Meridional e navegaram até lá”, declararam as autoridades ao jornal South China Morning Post. “É um avanço para o estudo da história da China em relação ao desenvolvimento marítimo, à porcelana, ao comércio global e à Rota Marítima da Seda.”
Os funcionários governamentais relataram que os pesquisadores descobriram cerca de 100 mil itens no primeiro navio. A embarcação abrangia uma área de quase 10 mil metros quadrados.
Quanto ao segundo navio, localizado a aproximadamente 20 quilômetros do primeiro, foram revelados vários troncos de madeira trabalhados e uma pequena coleção de cerâmicas, que aparentemente estavam a caminho da China.
Com base nos artefatos encontrados, os especialistas acreditam que o primeiro navio pertencia ao reinado do imperador Zhengde, enquanto o segundo navio estava associado ao imperador Hongzhi, ambos pertencentes à dinastia Ming.
A descoberta destacou a importância da rota marítima do Mar da China, além de contribuir para uma compreensão mais profunda do fluxo intercambiável ao longo da Rota Marítima da Seda.
Outros Navios encontrados no fundo do mar chinês
Existem vários navios históricos que foram encontrados no fundo do oceano na China ao longo dos anos.
Esses naufrágios são tesouros arqueológicos que fornecem insights valiosos sobre a história marítima e o comércio da região. Aqui estão alguns exemplos notáveis:
- Naufrágio do navio “Nanhai 1”: Descoberto em 1987 na província de Guangdong, o naufrágio do “Nanhai 1” é considerado um dos naufrágios mais importantes da história chinesa. O navio afundou durante a dinastia Song (960-1279) e estava carregado com uma vasta quantidade de porcelanas antigas.
- Naufrágio do navio “Nan’ao 1”: Descoberto em 2007 na costa de Guangdong, esse navio de guerra afundou durante a dinastia Ming. Ele carregava uma grande quantidade de artefatos militares, incluindo canhões de bronze e armas de fogo, fornecendo informações valiosas sobre a tecnologia militar da época.