Donald Trump enfrenta mais de 30 acusações relacionadas a fraude empresarial em uma acusação do grande júri de Manhattan, de acordo com duas fontes familiarizadas com o caso – a primeira vez na história americana que um presidente atual ou anterior enfrenta acusações criminais.
Trump deve comparecer ao tribunal na terça-feira – 04 de Abril.
A acusação foi arquivada sob sigilo e será anunciada nos próximos dias. As acusações não são conhecidas publicamente neste momento.
O escritório do promotor público do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, vem investigando o ex-presidente em conexão com seu suposto papel em um esquema de pagamento de dinheiro para abafar o caso envolvendo a atriz de filmes adultos Stormy Daniels, que remonta à eleição presidencial de 2016.
As deliberações do grande júri são secretas, mas uma fonte familiarizada com o caso disse à CNN que uma testemunha prestou cerca de 30 minutos de depoimento antes de votar pela acusação de Trump.
A decisão certamente enviará ondas de choque por todo o país, empurrando o sistema político americano – que nunca viu um de seus ex-líderes confrontado com acusações criminais, muito menos enquanto concorrendo novamente à presidência – para águas desconhecidas.
Caça Às Bruxas – ou ao Republicano
Trump divulgou uma declaração em resposta à acusação alegando que se trata de uma “Perseguição Política e Interferência Eleitoral no mais alto nível da história”.
“Eu acredito que esta Caça às Bruxas irá fracassar tremendamente contra Joe Biden”, disse o ex-presidente. “O povo americano percebe exatamente o que os democratas radicais da esquerda estão fazendo aqui. Todos podem ver. Então, nosso Movimento e nosso Partido – unidos e fortes – vão primeiro derrotar Alvin Bragg e depois derrotaremos Joe Biden, e vamos tirar cada um desses democratas desonestos do cargo para que possamos Make America Great Again”
Trump foi pego de surpresa pela decisão do grande júri de acusá-lo, de acordo com uma pessoa que falou diretamente com ele. Enquanto o ex-presidente se preparava para uma acusação na semana passada, ele começou a acreditar em notícias que indicavam que uma potencial acusação estava a semanas – ou mais – de distância.
A ação legal contra Trump sacode a campanha presidencial de 2024 para uma nova fase, já que o ex-presidente prometeu continuar concorrendo apesar das acusações criminais.
Trump frequentemente chamou as diversas investigações ao seu redor de “caça às bruxas”, tentando influenciar a opinião pública sobre elas, apresentando-se como vítima do que afirmou serem investigações políticas lideradas por promotores democratas. Conforme a acusação se aproximava, Trump pediu a seus apoiadores que protestassem contra sua prisão, ecoando seus apelos à ação após as eleições de 2020, quando tentou reverter sua derrota para o presidente Joe Biden.
Trump há muito tempo evita consequências legais em sua vida pessoal, profissional e política. Ele resolveu uma série de ações civis privadas ao longo dos anos e pagou para sair de disputas envolvendo a Trump Organization, sua empresa com seu nome. Como presidente, ele foi impeachado duas vezes pela Câmara liderada pelos democratas, mas evitou a condenação pelo Senado.
Em dezembro, a Trump Organization foi condenada por múltiplas acusações de fraude fiscal, embora o próprio Trump não tenha sido acusado nesse caso.