Economia

SABEMI valoriza protagonismo e retenção de talentos

SABEMI valoriza protagonismo e retenção de talentos
Avatar
Escrito por Pierre

A SABEMI, uma das grandes companhias de seguros do país, valoriza seus funcionários.

A retenção de talentos é uma prática estratégica que proporciona a continuidade da excelência no serviço prestado pelos funcionários considerados potenciais na organização.

Identificar e desenvolver esses potenciais são um dos desafios da gestão de pessoas que as organizações enfrentam nos dias atuais.

Entretanto, analisando os resultados que podiam ser alcançados ao superar esses desafios, a SABEMI iniciou em 2016 o desenho de um programa de desenvolvimento para identificar talentos e tratar suas expectativas profissionais, a fim de que estes fossem protagonistas de suas carreiras e se sentissem satisfeitos e como partes integrantes da organização.

O Programa Decolar

Neste contexto, foi criado o Programa Decolar, o qual surgia como alternativa para propiciar uma rota mais direta, prática e eficaz de aprendizagem, sustentando a ideia de levar seus futuros participantes a imergirem em uma metodologia voltada à aplicação prática de competências técnicas e comportamentais, em uma abordagem altamente interdisciplinar que os integrasse a cultura organizacional e ao segmento do negócio.

Para a Gestora de Recursos Humanos – Paula Bizzi “Desenvolver pessoas é antes de tudo, reconhecer o potencial delas, ver o talento que estas possuem. E ensinar, treinar, desenvolver sem receio de perder este profissional, sabendo que se bem estruturado, o desenvolvimento de pessoas para a organização, sem sombra de dúvida, contribuirá efetivamente para o alcance do sucesso organizacional.”

O Grupo SABEMI

O Grupo SABEMI investe em um programa que foi construído com base em seu planejamento estratégico, potencializando as competências esperadas de seus profissionais e desenvolvendo tecnicamente e comportamentalmente as pessoas selecionadas em um processo imparcial e estruturado.

O desenvolvimento é realizado num intervalo de um ano e contribui para a organização na retenção de seus talentos e no desenvolvimento de projetos aplicativos ligados ao desenvolvimento e crescimento do negócio.

Os resultados do Programa Decolar, que está em sua 3º edição em 2019, com 15 participantes, foram:

1º edição 2016/17: 88 inscritos / 16 aprovados / 5 Projetos apresentados / 4 projetos implantados na empresa / taxa de retenção deste público 87,5% / 10 promoções
2º edição 2017/18: 91 inscritos / 15 aprovados / 4 Projetos apresentados / 1 projeto implantado na empresa até o momento / taxa de retenção deste público 93,75% / 5 promoções

O PROGRAMA DECOLAR: Protagonismo e Retenção dos Talentos Organizacionais da SABEMI foi Vencedor do Prêmio Top Ser Humano ABRH-RS 2018, prêmio destinados aos melhores cases de gestão de pessoas.

Para o Especialista de Comunicação e Desenvolvimento – Maurício Silveira “O Programa Decolar contribui na retenção dos talentos, gera resultados para a organização e promove o desenvolvimento profissional dos seus participantes” e acrescenta “Acreditamos que as vivências e aprendizados oriundos desta experiência podem revelar-se fonte de disseminação de boas práticas não só na própria organização, mas também em outras instituições, por isso a SABEMI optou dar visibilidade a sua iniciativa por meio do Top Ser Humano.”

Outras noticias sobre a SABEMi

Sabemi se compromete com responsabilidade social

Sabemi investe em tecnologia para aprimorar negócios

SABEMI : experiência e inovação

Deixe uma resposta