Noticias

Temer nomeia para agência primo de Gilmar Mendes, diz O Globo

Presidente do TSE nega ter tido qualquer influência sobre escolha

O presidente Michel Temer nomeou ontem um primo do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A nomeação de Francisval Dias Mendes foi publicada ontem no Diário Oficial


O ministro negou que tenha tido qualquer influência na nomeação do primo e disse que sequer é próximo dele. De acordo com Gilmar, Francisval é seu primo por parte de pai. O presidente do TSE afirmou que o parente tem mais de 30 anos de carreira como servidor público e que tem experiência na área.

— Eu não vou comentar nada. É uma pessoa que é meu primo, não é nem próximo de mim. Fez carreira numa agência de Mato Grosso. Foi diretor de agência. Está sendo indicado por partido. Eu devo ter, sei lá, uns 70 primos. Só do lado do meu avô, tem uns dez, 12 irmãos do meu pai — disse Gilmar.

PLANALTO NÃO EXPLICA ESCOLHA

O Palácio do Planalto e a Casa Civil, responsável pelas nomeações do governo, não comentaram a escolha do primo do presidente do TSE.

Gilmar Mendes é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que deverá julgar o pedido de cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer na eleição presidencial de 2014. O julgamento pode destituir Temer da Presidência da República.

Em janeiro deste ano, Gilmar integrou a comitiva de Temer que embarcou para Portugal com o objetivo de participar do funeral do ex-presidente Mário Soares. Apesar de ter viajado no avião presidencial com Temer, numa comitiva cujo objetivo era participar do funeral, o ministro do STF não compareceu a nenhuma atividade relacionada às cerimônias fúnebres.

À época, Gilmar disse que não via nenhuma incompatibilidade entre o fato de estar presidindo um processo de cassação do presidente da República e ter aceitado o convite para integrar a comitiva. (Leticia Fernandes e André de Souza).

Conteudo originalmente postado no Portal :

Deixe uma resposta