Noticias

Governo define proposta para uma nova TJLP, diz o Valor

Está praticamente pronto o projeto de uma nova Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Ela será uma taxa mensal definida com base na estrutura a termo da NTN-B (título do Tesouro indexado à inflação) e sem subsídio. Pela proposta, resolução do Conselho Monetário Nacional mudará também o cálculo da TJLP atual, que conviverá com a nova taxa enquanto houver estoque de crédito nela contratado, e deve flutuar com base na NTN-B, mas ainda com juros subsidiados.

Na próxima terça-feira haverá reunião entre os ministros da área econômica e o presidente do Banco Central para discutir o assunto. Não há prazo para levá-lo ao presidente Michel Temer.

Arrecadação teve alta real em fevereiro A arrecadação federal de tributos administrados pela Receita (excluída a contribuição para a Previdência) teve leve crescimento real em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados preliminares do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Os tributos diretamente relacionados à atividade econômica, como o PIS/Cofins e IPI, no entanto, ainda apresentaram comportamento negativo. A melhoria foi garantida por uma boa arrecadação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Os números definitivos deverão ser divulgados na próxima semana.

Novos horizontes

A brasileira Renata Campos vai comandar a farmacêutica japonesa Takeda na América Latina, com a missão de manter o crescimento de dois dígitos, inclusive por meio de aquisições.

Deixe uma resposta