Noticias

Série de notas no Painel da Folha mostra formulação de novo modelo de financiamento das campanhas

Quem paga  Relator da reforma política na Câmara, Vicente Cândido (PT-SP) diz que apresenta seu parecer no final deste mês e afirma estar bastante inclinado a propor que o Tesouro financie ao menos 60% do custo estimado das campanhas.

Paridade  A ideia é criar um novo fundo, desvinculado do partidário. Ele seria abastecido assim: para cada R$ 1 que candidatos e partidos obtivessem de doações de pessoas físicas, o Tesouro aportaria outro R$ 1.

Prioridades  Apesar da crise política, definir um novo modelo de financiamento das campanhas é a principal preocupação do Congresso, que tenta compensar a queda da arrecadação após o veto às doações empresariais.

Câmara quer empurrar reforma da Previdência nos Estados para Assembleias, diz série de notas no Painel da Folha

O filho é teu  Deputados federais que trabalham pela reforma da Previdência querem empurrar para as Assembleias Legislativas a tarefa de definir mudanças na aposentadoria dos servidores estaduais. A manobra, afirmam, aliviaria a pressão de categorias numerosas sobre os congressistas e facilitaria a aprovação do texto. Para obrigar os Estados a aderir ao arranjo, eles estudam incluir no projeto um dispositivo que estabeleça o prazo para que as novas regras sejam definidas.

Perdas… A manobra foi discutida em jantar na residência oficial do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na última quarta-feira (8). Os deputados dizem que não podem arcar sozinhos com o custo político da reforma.

E danos Para ampliar a pressão sobre as Assembleias, os parlamentares debatem criar uma punição para quem não fizer a reforma na previdência estadual, restringindo, por exemplo, o acesso a recursos da União.‌

Site da Câmara usa imagem de Dilma para explicar tramitação de MPs, diz nota no Painel da Folha

Perdido no tempo Dilma Rousseff ilustra a animação usada no site da Câmara em texto que explica como tramitam as medidas provisórias. Na imagem, ela sanciona ou veta propostas, vestida de terninho, colar de pérolas e faixa presidencial.

 Caixa dois e corrupção são diferentes, mas ambos são crimes, diz Barroso é o que mostra série de notas no Painel da Folha

É… Após o ministro Gilmar Mendes defender a diferenciação entre caixa dois e corrupção — a exemplo do que fizeram nomes como FHC — outros integrantes do Supremo Tribunal Federal marcaram posição sobre o tema.

Mas não é O ministro Luís Roberto Barroso, por exemplo, ponderou à coluna que “caixa dois e corrupção podem, de fato, ser coisas diferentes”. “Mas ambos são crimes”, concluiu.

Eurasia diz que chances de Lula são pequenas é o que mostra nota no Painel da Folha

Vale a pena… Relatório enviado pela consultoria Eurasia na quinta (9) a clientes no mercado financeiro diz que as chances de Lula nas eleições de 2018 são pequenas. Ele corre o risco de ter a candidatura barrada pela Justiça, por causa da Lava Jato, e tem rejeição alta demais para ser competitivo no segundo turno, diz o texto.

Ver de novo? O responsável pela análise, Christopher Garman, acompanha a política brasileira há anos. No início de 2002, em palestras no Brasil, desprezava as chances de Lula, que concorria pela quarta vez e venceu.

Ivan Valente rebate declaração de Maia no Tiroteio do Painel da Folha

TIROTEIO

Com essas declarações irresponsáveis, Rodrigo Maia quer a lei da selva patronal e a legalização do trabalho escravo.

DO DEPUTADO IVAN VALENTE (PSOL-SP), sobre a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de que a Justiça do Trabalho não deveria existir.

Deixe uma resposta