Noticias

Peugeot deve anunciar amanhã compra da Opel, da GM é o título de matéria no Estadão

Com a aquisição, o grupo francês PSA assumirá o segundo lugar no ranking das montadoras da Europa, ficando atrás apenas da Volkswagen

O grupo francês PSA se prepara para anunciar amanhã a compra da Opel, da General Motors, após fechar um acordo com a montadora americana e ganhar a bênção de seu conselho de supervisão para a aquisição.

A fabricante Peugeot, Citroën e DS, em conjunto com a GM, convidou ontem a imprensa para uma coletiva nesta segunda-feira, na qual a transação deve ser apresentada.
Com a aquisição da Opel, o

grupo francês vai ultrapassar a rival Renault e assumir o segundo lugar no ranking das maiores montadoras da Europa, atrás apenas da Volkswagen por participação de mercado. Juntas, PSA e GM Europe registraram ¤ 71,6 bilhões em receita e 4,3 milhões de entregas de veículos no ano passado.

A Peugeot reforçará, com a operação, sua fatia de mercado na Europa em mais de 6 pontos porcentuais, para cerca de 16%. A Volkswagen tem 24% do mercado no continente.

A GM, por sua vez, perderá volume com a venda, mas terá um imediato impulso em sua margem de lucro. A Opel não dá lucro desde 1999, com prejuízo médio anual de cerca de US$ 1 bilhão nesse período. A montadora americana disse recentemente que não esperava ter lucro na Europa até 2018.

O acordo foi aprovado na sexta-feira pelo conselho de supervisão do PSA, em que o governo francês, a família Peugeot e a Dongfeng, da China, estão representados como acionistas, disse uma fonte. Os porta-vozes do PSA e da Opel não comentaram.

Negociação. As duas montadoras, que já tinham um parceria de produção na Europa, confirmaram no mês passado que havia uma negociação para a aquisição da Opel e sua marca britânica Vauxhall pelo PSA, o que despertou a preocupação com possíveis cortes de empregos.

No convite conjunto de entrevista em Paris marcada para amanhã, PSA e GM não deram nenhuma indicação do assunto. Reuniões separadas para a imprensa alemã e sindicatos da Opel devem ocorrer no mesmo dia.

Deixe uma resposta