Noticias

Esforço é para aprovar reforma da Previdência dentro do prazo, diz O Globo

O novo formato do time que será responsável pelas articulações do governo com o Congresso ganhou rapidez a partir do afastamento do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Considerado o braço-direito do presidente Michel Temer, Padilha atuava na linha de frente das negociações pela aprovação da reforma da Previdência. Licenciado para tratar de problemas de saúde, o ministro pode prolongar a temporada fora de Brasília após o advogado José Yunes, amigo de longa data de Temer, ter dito em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que serviu de “mula” para Padilha em 2014, quando recebeu um envelope do doleiro Lúcio Funaro. A suspeita é que o pacote contivesse dinheiro para uso na campanha eleitoral do PMDB.

Após a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria Geral e de Antonio Imbassahy para a Secretaria de Governo, Temer finalizou a composição da equipe que servirá ao Planalto com a escolha de Romero Jucá para a liderança do governo no Senado, de André Moura como líder do governo no Congresso e de Aguinaldo Ribeiro na liderança do governo na Câmara. A intenção, no Palácio do Planalto, é evitar atrasos na tramitação da reforma da Previdência durante a ausência de Padilha.

CACIQUES: JOGADA DE RISCO

As mexidas no tabuleiro, no entanto, provocaram reações. Apesar de ser uma articulação do Planalto para acomodar André Moura e o centrão, que perdeu a liderança do governo na Câmara para Aguinaldo Ribeiro, caciques do PMDB no Senado avaliam que essa é uma jogada arriscada. A proximidade de Moura com o deputado cassado Eduardo Cunha gera desconfianças em outros setores da base.

Isso é loucura! É suicídio! Será muito bom ter o Jucá ajudando as votações no plenário como líder do governo, cargo que ele exerce com maestria. Mas o André Moura na liderança do Congresso vai causar um rebuliço na base da Câmara — alertou um senador do PMDB ao ser informado da articulação, que debitou ao ministro Moreira Franco.

 

Conteudo originalmente postado no Portal :

Deixe uma resposta