Noticias

Parlamento da Holanda avalia abandonar a zona do euro, diz O Globo

Depois de o Reino Unido decidir, em junho do ano passado, que vai abandonar a União Europeia (UE), a Holanda começa a avaliar a possibilidade de deixar a zona do euro. O Parlamento holandês aprovou por unanimidade a proposta de se fazer um estudo sobre alternativas à moeda comum. Apresentada pela oposição, a proposta visa a promover um amplo debate sobre o tema, num cenário de crescente ceticismo quanto ao euro.

O projeto foi apresentado pelo senador Pieter Omtzigt, do partido democrata-cristão e aprovado em sessão parlamentar na última quinta-feira. Ele autoriza o início do estudo, que será supervisionado pelo Conselho de Estado, órgão de assessoramento jurídico do governo. As conclusões serão apresentadas em alguns meses, quando a composição do Parlamento terá mudado drasticamente após as eleições, previstas para março.

DISPUTA COM EXTREMA DIREITA

O movimento de Omtzigt também pode ser interpretado como uma tentativa de “roubar” eleitores do candidato de extrema direita Geert Wilders, do Partido para a Liberdade. Wilders também se opõe ao euro e está liderando as pesquisas de opinião para as próximas eleições parlamentares, com a promessa de fazer um referendo sobre a participação da Holanda na zona do euro.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, critica essas propostas e defende a manutenção do país na zona do euro.

Conteudo originalmente postado no Portal :

Deixe uma resposta