Noticias

Brasil registra entrada recorde de investimento estrangeiro em janeiro é a manchete do caderno de economia do Estadão

Rombo externo ficou abaixo do previsto

O Brasil registrou, em janeiro, a entrada de US$ 11,53 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica do Banco Central, em 1995. A cifra surpreendeu positivamente o próprio BC, já que janeiro éummêsemqueaentradade Investimento Direto no País (IDP) costuma ser menor. Do total, US$ 8,78 bilhões foram para participação no capital de empresas – um aporte considerado de melhor qualidade, já que diz respeito a aquisições ou a novos projetos.

A entrada maior de dólares, segundo analistas, mostra um aumento da confiança do investidor estrangeiro no País. Isso tem se refletido diretamente no mercado financeiro. O dólar registra, em um ano, uma queda de mais de 22% frente ao real. A Bovespa, por sua vez, cresceu 62,7% no período.

Para o economista-chefe da Parallaxis Consultoria, Rafael Leão, o IDP em alta mostra uma visão positiva dos estrangeiros em relação ao Brasil. “A única hipótese plausível é a de que o País no médio prazo pode ter uma melhora significativa, já que as incertezas políticas diminuíram. Isso indica que o País tem potencial a ser explorado.”

Deixe um Comentario