Noticias

‘Atuação eficiente e independente’, diz Sergio Moro sobre Fachin é o título de matéria na Folha

Em nota divulgada nesta quinta (2), o juiz federal Sergio Moro elogiou a escolha do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), como relator da Operação Lava Jato, e disse que o magistrado “tem se destacado pela atuação eficiente e independente”.

“Tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente”, escreveu Moro.

Fachin, que se tornou ministro do STF em 2015, construiu sua carreira no Paraná, e foi professor de Direito Civil na mesma universidade em que Moro leciona, a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Após sorteio, ele irá assumir o posto deixado pelo ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no final de janeiro.

Caberá ao novo relator, por exemplo, conduzir a delação de 77 executivos da Odebrecht, homologada pela presidente da Corte, Carmén Lúcia, na segunda-feira (30).

A escolha transformou-se em uma das principais discussões dentro do STF. O sorteio, realizado nesta manhã em um sistema eletrônico do STF, foi feito entre os ministros que compõem a Segunda Turma da corte. Fachin, que pertencia à Primeira Turma, foi transferido para o novo colegiado também nesta manhã.

O STF informa que o sorteio é aleatório.

Deixe uma resposta