Noticias

Juízes colocam Moro no topo da lista tríplice de nomes ao Supremo, diz O Globo

Após consulta interna a partir de uma lista de 30 nomes, a Associação do Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vai sugerir ao presidente Michel Temer os nomes do juiz federal Sérgio Moro, do desembargador federal Fausto de Sanctis, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta após a morte do ministro Teori Zavascki.

Moro é o juiz que cuida da Operação Lava-Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba. Assim, mesmo na hipótese de virar ministro do STF, ele ficaria impedido de votar nos processos da operação que tramitam no tribunal. Moro já teve uma passagem pelo STF como juiz auxiliar da ministra Rosa Weber durante o julgamento do mensalão em 2012.

Fausto de Sanctis é desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, com abrangência também sobre Mato Grosso do Sul. Ele é desafeto do ministro Gilmar Mendes.

Reynaldo Soares da Fonseca é ministro do STJ desde maio de 2015, especializado em Direito Constitucional e em Direito Penal e Processo Penal. Antes disso, foi desembargador federal no (TRF1), em Brasília.

Deixe uma resposta